Como descobrir o número do NIS do Bolsa Família online

Todos as famílias que recebem o Bolsa Família, são identificadas com um número de controle, chamado de NIS. Este número é o Número de Identificação Social, que é utilizado pelo Governo Federal, para controlar os cadastros de programas sociais, como o PIS e também o Bolsa Família.

O número é muito importante para que todos os cadastros no programa sejam identificados de forma única. Todas as operações realizada pelo cidadão, como pagamentos, saques, alterações de cadastro, estão relacionadas com seu NIS nos sistemas de controle do benefícios sociais do Governo.

Meu número do NIS

Quando o beneficiário do Bolsa Família tem seu cadastro aprovado no CadÚnico, o mesmo receberá seu número de identificação no cartão de pagamentos, e também no contrato do programa. É importante que o representante guarde esse número, pois o mesmo poderá ser utilizado para futuras consultas e para obter informações sobre seu benefício.

O número do NIS também pode ser encontrado no cartão do cidadão do trabalhador. Caso você receba benefícios sociais com o PIS, poderá identificar seu número diretamente no seu cartão. O mesmo número do seu cartão do Bolsa Família também estará destacado no seu cartão cidadão. Desta forma, o cadastro do trabalhador se torna único, evitando duplicidade dos dados e auxiliando no controle dos pagamentos às famílias.

O número pode ser encontrado na parte de baixo do seu cartão. Ele possui 13 dígitos numéricos, mas somente os 11 primeiros correspondem ao número de identificação social do Governo. Verifique seu documento e faça sua identificação.

Consultar o número de identificação online

Muitos cidadãos acabam perdendo seu cartão de pagamentos e com isso, não sabem seu número de identificação. A boa notícia, é que existe um sistema online no Portal da Transparência do Governo, que permite que seja feita a consulta do número do NIS e também do nome do representante da família que recebe os benefícios. Confira abaixo como fazer:

  1. Acesse o site do portal da Transparência pelo endereço www.portaltransparencia.gov.br
  2. Na página, acesse o primeiro menu no centro da página, identificado por “Transferência de Recursos”
  3. Em seguida, escolha o ano que deseja consultar e marque a opção “Favorecido”.
  4. No último passo, escolha “Pessoas físicas” e clique em consultar.

nis-bolsa-familia

Em seguida, será exibida uma nova página com várias informações e com o relatório de nomes listados por seus respectivos números de CPF, NIS dos favorecidos pelo programa Bolsa Família. Será possível verificar também qual o valor que cada família recebe em todo o ano.

Para descobrir seu número, basta digitar no campo de pesquisa no fim da página seu nome. Para não haver erros em sua consulta, digite somente seu primeiro nome sem assentos ou qualquer formatação especial. O mesmo registro também vale para a consultar o PIS online .

Busca pelo nome

Depois de buscar pelo seu nome, será preciso encontrar nos vários resultados de busca qual está relacionado com seu cadastro. Verifique com atenção nos resultados da busca até que encontre seu nome completo, igual ao exibido em seu documento de CPF ou identidade.

busca-nome

Caso haja dúvidas, clique sobre os nomes para que se abra uma nova aba, desta forma você poderá verificar qual o município e estado do beneficiário. Feito isso, você poderá encontrar seu número do NIS ao lado de seu nome de cadastro.

Para facilitar sua busca, basta digitar seu número abaixo:



Como descobrir o número do NIS do Bolsa Família online
3.65 (72.94%) 17 votes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *