Garanta o Bolsa Família mantendo o CadUnico atualizado

Manter o Cadastro Único (CadUnico) do Governo Federal é uma das garantias para continuar recebendo o do Bolsa Família e outros benefícios, como Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica, dentre outros 20 programas sociais do Governo.

A atualização do cadastro garante que os dados família ou do beneficiário estejam em dia e, permite que o Governo identifique de forma precisa quais são os beneficiários que podem receber as vantagens dos programas sociais.

O banco de dados do Cadastro Único possui atualmente mais de 79,2 milhões de pessoas cadastradas. Todas elas são analisadas pelos sistema com o objetivo de disponibilizar os benefícios do Bolsa Família àquelas que tem direito. A diretora do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), ressaltou a importância de manter os dados atualizados:

“As famílias já entendem que atualizar o Cadastro Único é importante para que o benefício –  como o Bolsa Família, por exemplo – não seja bloqueado ou cancelado”.  O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, não seleciona famílias que estejam com os dados desatualizados. Por isso a atualização é tão importante”.

cadunico-bolsa-familia

Como atualizar o Cadastro Único

O cadastro único deve ser atualizado sempre que houver as seguintes mudanças em relação a situação da família:

  • mudanças de endereço
  • alteração no número de filhos ou dependentes
  • obrigatoriamente a cada dois anos de cadastro
  • sempre que houver qualquer outra mudança na família que possa interferir nas regras de recebimento de programas como o Bolsa Família

Na maioria dos municípios o cadastro é feito nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que em geral ficam localizados nas prefeituras dos municípios. Em algumas localidades existem setores responsáveis pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família em sua cidade. Documentos necessários para cadastrou ou atualização dos dados:

  • CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família;
  • certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor dos membros da família;
  • Comprovante de endereço, de preferência a conta de luz;
  • Comprovante de matrícula escolar das crianças e jovens até 17 anos. Se não tiver comprovante, leve o nome da escola de cada criança ou jovem;
  • Carteira de trabalho dos membros.

Para mais informações ligue ou acesse:

0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Garanta o Bolsa Família mantendo o CadUnico atualizado
5 (100%) 1 vote

3 comentários

  1. jhenniffer galdino fernandes 17 de Maio de 2016
  2. franciellen 23 de agosto de 2016
  3. sergia leone martins souza 16 de Janeiro de 2017

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *