Conversor Digital do Bolsa Família

Nos últimos anos estão ocorrendo diversas mudanças em relação à transmissão do sinal da televisão brasileira. Em junho de 2014, o Ministério das Comunicações definiu um cronograma de desligamento do sinal analógico nas cidades brasileiras. Portanto, com objetivo de acelerar essa mudança, em 2016, o Governo Federal anunciou que todos os beneficiários do Bolsa Família passarão a receber um conversor digital para captar o sinal da televisão. Não sabia dessa informação? Quer se informar um pouco mais sobre o conversor digital do Bolsa Família? Leia o artigo abaixo!

O que é o Conversor Digital do Bolsa Família

O conversor digital do Bolsa Família faz parte do plano de aceleração para erradicar o sinal analógico nas casas brasileiras. É sabido que existe ainda uma grande porcentagem de residências que ainda recebem sinais da plataforma analógica. Mas isto deve mudar ao decorrer dos meses desses anos. Isto porque os 14 milhões de beneficiários do programa social possuem direito ao conversor digital.

O conversor digital é a plataforma responsável por realizar o recebimento e transmissão do sinal digital para seu aparelho televisor. O kit distribuído para os beneficiários do Bolsa Família contém um conversor, assim como uma antena. Desta forma, você terá uma televisão com uma imagem e som de maior qualidade.

conversor-digital-bolsa-familia

Como receber Conversor Digital do Bolsa Família

Uma dúvida muito comum é como receber o conversor digital do Bolsa Família. No entanto, não se desespere. Você poderá realizar o pedido do kit do conforto de seu sofá pela internet. Para tanto, você deverá acessar o site da Seja Digital, preencher algumas informações pessoais, como nome, endereço e telefone, assim como relativas ao programa social pertencente, como número do cadastro no Bolsa Família. Desta forma, o beneficiário poderá agendar uma data e horário para entrega do conversor e antena em sua casa.

Como solicitar seu aparelho grátis

Veja abaixo como solicitar o conversor digital no site Seja Digital

  1. Acesse o site oficial do Seja Digital aqui
  2. Clique em “Agende aqui sua retirada”
  3. Digite seu número do CPF / NIS do Responsável Família ou código SMS recebido
  4. Realize o agendamento

seja digital bolsa familia

O contribuinte dos programas sociais também poderá requerer seu conversor digital ligando para o telefone do Bolsa Família. O número é o 147, e você poderá ligar entre as 8 da manhã até 18 horas da tarde, gratuitamente. Basta apenas informar que deseja solicitar a entrega do conversor digital, falar todos os documentos pedidos pela atendente e agendar o dia e hora da entrega.

É importante lembrar que o conversor digital do Bolsa Família é totalmente gratuito. A única despesa que o beneficiário terá será com a instalação do aparelho. No entanto, com algumas buscas na internet até o próprio contribuinte poderá realizar a implantação do conversor e antena em sua residência.

Quem tem direito Conversor Digital do Bolsa Família

Para que administre melhor a quantidade de conversores digitais distribuído, o Governo Federal definiu alguns perfis de quem poderá solicitar o conversor digital do Bolsa Família. Resumidamente, só terão acesso à este material quem for beneficiário dos seguintes benefícios sociais federais:

  • Programa Bolsa Família;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica;
  • ou também outros benefícios concedidos pelo Governo Federal as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Está com alguma dúvida sobre o Conversor Digital do Bolsa Família? Comente na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Conversor Digital do Bolsa Família
4.09 (81.82%) 11 votes

2 comentários

  1. Maria Nazaré do Silva 20 de janeiro de 2017
  2. Wellington 19 de fevereiro de 2017

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *