Consulta pública de dados do Bolsa Família na internet

É permitido a qualquer cidadão brasileiro ter acesso as informações sobre o Bolsa Família. Por meio do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, fica garantido àqueles que gostariam de dados sobre o benefício, ter acesso a informação.

A lei Lei nº 10.836, de 9 de janeiro de 2004, art. 13 do Bolsa Família, garante acesso público a lista dos beneficiários, com os respectivos valores transferidos de cada estado ou munícipio do Brasil. O acesso a estas informações é feito através do site da Caixa, por meio de acesso a internet em computador.

Como fazer a Consulta Pública do Bolsa Família

A consulta pública dos dados do Bolsa Família, permite ter acesso a várias informações, como: valores destinados ao benefício em todo o âmbito nacional, total destinado ao estados, aos munícipios do estado e o valor por ano que é depositado a cada membro da família.

Os dados do sistema são alimentados pelo Cadastro Único, veja aqui como fazer.

Existem duas formas de consultas, uma pelo site da Caixa e outras pelo Portal da Transparência do Governo Federal. Confira abaixo como proceder nas duas situações:

Consulta na Caixa

Para a consulta na Caixa, é obrigatório o uso do navegador internet Explorer, só assim as consultar irão funcionar de maneira correta. Em seguida, acesse aqui o link. Nesta página, é possível consultar por estado, município ou por família.

consulta-publica-bolsa-familia

1) Consulta benefícios por UF

a. Selecionar o estado ou o DF;
b. Clicar no mês desejado (ficam disponíveis os dados das últimas três Folhas de Pagamento) e no ícone “Consultar”;
c. Será disponibilizado o número total de famílias beneficiárias no estado escolhido ou no DF, além do total em dinheiro transferido às famílias.

2) Consulta benefícios por município

a. Selecionar o estado ou o DF;
b. Selecionar o município;
c. Selecionar o mês desejado e clicar no ícone “Consultar”;
d. Aparecerá o número de famílias beneficiárias;
e. Clicar em download — será disponibilizada a lista com os nomes dos Responsáveis Familiares e demais membros da família, com a informação se o benefício está liberado.

3) Consulta benefícios por família

a. Digitar o Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar
b. O nome do Responsável Familiar – RF (Responsável legal) aparecerá automaticamente. Clicar no ícone “Consultar”
c. Aparecerá um quadro com o Nome do RF, a data de nascimento, a cidade onde a família está cadastrada e a situação do benefício (se liberado ou não)

Consulta do Bolsa Família no Portal da Transparência do Governo

A consulta no Portal da Transparência é mais completa e detalhada. Na página é possível obter todas as informações de quanto foram repassados em forma de recursos do Bolsa Família de forma detalhada. Saiba abaixo como fazer a consulta:

consulta-recursos-bolsa-familia

1 – Acesse aqui a página principal do Portal da Transparência. Na parte de baixo da página, em “Consultas Temáticas”, selecione “Bolsa Família” e em seguida consultar.

2 – Na próxima página, escolha o estado e município que deseja consultar. Será gerado um relatório semelhante ao da imagem abaixo com a relação de todos os beneficiados com o Bolsa Família no município selecionado, além dos dados de valores do estado e do Brasil.

Pesquisa por Nome

Na mesma página do Portal, é possível efetuar a busca por nome da família. Para isto, no centro da página em “Transferência de Recursos”, escolha o exercício e marque a opção “por favorecido”. Em seguida, escolha “pessoas físicas” e clique em consultar.

Na página seguinte, será gerado um relatório com nome de todas as pessoas do Brasil que recebem o benefício. Para buscar por um nome específico, basta utilizar a caixa de pesquisa no final da página, digitando o nome para uma busca mais detalhada.

busca-nome-bolsa-familia

Consulta pública de dados do Bolsa Família na internet
4 (80%) 1 vote

6 comentários

  1. jakelinne gomes monteiro 21 de outubro de 2015
  2. Eliane dos reis do carmo 30 de novembro de 2015
  3. KEILA LORRAYNE 27 de junho de 2016
  4. ELAINE PINTO DAS NEVES 8 de novembro de 2016
  5. ELAINE PINTO DAS NEVES 8 de novembro de 2016
  6. Danusa oliveira nascimento 3 de Janeiro de 2017

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *