Bolsa Família Bloqueado: Como fazer?

Muitas famílias estando tendo problema com o cadastro do programa Bolsa Família no Brasil. O que muitos não sabem é que seu benefício pode ter sido bloqueado pelo Governo Federal.

O bloqueio de cadastro do Bolsa Família acontece quando alguma regra obrigatória do programa não foi cumprida por aqueles que tem direito em receber o valor do benefício. Existem diferentes motivos para bloqueio do cadastro, que serão explicadas logo abaixo.

Bloqueio do Bolsa Família por cadastro

Este bloqueio acontece quando a família cadastrada no programa não está com os dados atualizados no Cadastro Único. O os dados de cadastro da família que recebe o benefício, devem ser atualizados de 2 em 2 anos.

Sempre que houve alguma alteração na família, como nascimento de filhos, alteração de renda familiar, mudança de endereço de município ou de escola, o CadÚnico do Governo deverá ser atualizado. Se você Responsável Familiar teve seu benefício bloqueado, faça o recadastramento dentro do prazo estipulado pelo Governo Federal, para não correr o risco de ter seu Bolsa Família Cancelado.

bloqueio-bolsa-familia

Como atualizar o Cadastro

A atualização do cadastro do Bolsa Família pode ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) das prefeituras municipais. É necessário estar com a documentação exigida para fazer a atualização.

  • RG ou Certidão de Nascimento de cada membro da família;
  • CPF ou Título de Eleitor do responsável pela família;
  • Carteira de Trabalho (mesmo que esteja em branco);
  • Hollerith ou comprovante de renda;
  • Comprovante de despesas (como aluguel, água, luz).

Conforme já publicamos aqui no blog, o cadastro deveria ter sido atualizado até dia 20 de março. Mas de acordo com o coordenador estadual do Bolsa Família, Roberto Oliveira, depois de expirado o prazo as famílias que não estirem com situação regularizada podem ter o benefício cancelado definitivamente.

Posso receber as parcelas atrasadas?

Se o benefício foi bloqueado, mas o cadastro foi regularizado dentro prazo estipulado pelo MDS, a família terá direito em receber até no máximo três parcelas bloqueadas, independente do motivo pelo qual o benefício tenha sido bloqueado.

Depois do recadastramento e atualização dos dados, faça a consulta do Bolsa Família para saber se o benefício já está disponível para saque.

Bolsa Família Bloqueado: Como fazer?
1 (20%) 1 vote

6 comentários

  1. jane cleide 13 de outubro de 2015
  2. Magna cristina da Silva 4 de novembro de 2015
  3. Tina Melo 6 de novembro de 2015
  4. angela maria cunha 25 de novembro de 2015
  5. Damyana Muniz 23 de novembro de 2016
  6. Taina 23 de dezembro de 2016

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *